terça-feira, junho 3

Shih-tzu

História
Uma lenda conta que o Shih Tzu é o símbolo do amor impossível entre uma princesa chinesa e um mongol (povo predominante no Tibet). Como o casamento lhes foi negado, eles teriam resolvido cruzar um legítimo representante da China (o Pequinês) com um de Lhasa (capital do Tibet), este seria o Lhasa Apso. Da união das raças surgiu o Shih Tzu, simbolizando tudo o que há de melhor nas duas culturas e o amor entre os dois povo.
Caracteristicas
Shih-Tzu ele é exatamente aquele cachorro que todo mundo quer apertar, chamar de fofura e carregar no colo. O Shih Tzu era mantido na Corte Imperial Chinesa como cão de estimação e alarme de exclusividade do Imperador. Mas na verdade é o maior companheiro familiar, amigo, brincalhão e muito carinhoso. Em termos de beleza o Shih-Tzu não deixa por menos, tem muito charme e muita classe. O nome Shih Tzu deriva de um animal existente na Mitologia Chinesa, o Cão-Leão, como divindade e, os cãezinhos passaram a receber o mesmo respeito. O Shih Tzu foi apresentado na Inglaterra e EUA em 1930.
Os que querem brincar terão nos Shih-Tzu óptimos companheiros para essas horas, mas se estas mesmas pessoas quiserem fazer algo, eles respeitarão essa atividade sem insistir para realizar brincadeiras. Por essa Característica do temperamento, entre as raças analisadas, ele foi um dos que menos manifestou "dominância" com as pessoas da família. Ficar sozinho em casa sem ser destrutivo e sem ladrar ou chorar, capacidade apontada como especial no Shih-Tzu. É claro que os cães não gostam da solidão, mas algumas raças se adaptam melhor que outras.
No relacionamento com as crianças são sociáveis, desde que respeitados.

Sem comentários: