terça-feira, junho 3

Sobre a Raça Yorkshire

ORIGINÁRIO DA GRÃ BRETANHA
A raça foi criada inicialmente para caçar ratos no ambiente de trabalho dos seus donos. Treinado para tal função, passou a destacar-se em campeonatos de caça aos ratos, até o momento que ganhou espaço com sua beleza e se tornou uma das maiores estrelas das exposições oficiais de cães.
CÃO DE COMPANHIA
É um cão esperto, inteligente e suficientemente capaz de preencher as horas de folga de seu dono com alegria e beleza. Os olhos brilhantes, pelagem sedosa e instinto investigador, fazem de um YORK um companheiro gracioso e irresistível. Na verdade o YORKSHIRE é sinônimo de vida de alegria.
Coloração
O Yorkshire nasce muito escuro e somente durante o seu crescimento é que sua cor vai se definindo. Isso pode representar uma surpresa para quem o cria, pois nunca se sabe de que cor vai ficar e se a perfeição que tanto exigem vai ser atingida. O processo de clareamento dos pelos, continua até os dois anos, por isso, somente após esse período é que a cor da raça fica definida. Pode clarear demais ou de menos.
Por definição, o Yorkshire deve ter duas cores: o azul-aço escuro (cinza-brilhante quase preto tendendo ao azulado) e o fulvo (amarelo-tostado).
PADRÃO DA RAÇA
Aparência
O exemplar desta raça apresenta pelagem longa, lisa, brilhante de duas colorações: azul-aço escuro e fulvo. sua expressão é de um cão vivaz, inteligente e atento.
Temperamento
Esperto, inteligente e dono de uma forte personalidade. Timidez, apreensão e agressividade não fazem parte de seu comportamento. Portanto um cão que apresente tais características não se enquadra no padrão da raça, tendo o mesmo, um desvio de padrão.
Aptidão
Excelente cão para companhia, não recomendado para crianças menores de 7 anos, pois podem derrubá-lo e causar algum dano devido ao seu pequeno tamanho.
Coloração
Ponto chave do Yorkshire. critério que mais vale ponto nas competições. esta raça possui duas cores: azul-aço escuro (semelhante à palha de aço molhada) e fulvo (semelhante ao amarelo tostado). o azul aço não pode ser preto demais. o fulvo é mais claro nas pontas do que na raíz, o que dá um tom dourado ao pêlo. as duas cores não podem se misturar.
Pelagem
Liso, comprido, brilhante e com textura sedosa. podendo ser dividida em três categorias: silk, lanosa e mista.a lanosa é mais grossa e dura, porém macia, não apresentando brilho, sendo mais opaca que a silk. a silk se asemelha ao cabelo humano, não embaraça com facilidade, nem forma nós em excesso.a mista é uma junção destes dois tipos de pelagem, resultando em um pêlo com pouco brilho e textura intermediária.
Cabeça e Focinho
Cabeça típica de um terrier. crânio achatado, cabeça não muito alongada, nem redonda, e focinho levemente alongado. nela predômina o fulvo e os pêlos são longos. nariz totalmente preto e olhos proeminentes. as orelhas apresentam-se em forma de "v", com pontas eretas e não muito separadas.
Olhos
Olhos pretos e brilhantes. observando-os de inserção frontal, os olhos não devem ser salientes nem proeminetes.
Corpo
Corpo compacto. costelas moderadamente arqueadas. o dorso não pode ser curvado, nem mesmo na proximidade da cauda. a linha do dorso deve ser nivelada e a altura dos ombros a mesma da garupa. quando em movimentos, o seu dorso deve se manter reto e seus ombros voltados para trás.
Boca e Dentição
Devido à boca pequena e dentes muitos juntos, a raça apresenta tártaro com facilidade. sua mordida é em tesoura, que faz com que a arcada superior encubra os dentes da arcada inferior.
Orelhas
Pequenas, eretas, possuem o formato em "v". Não podem ser muito separadas e sua inserção deve ser ereta. cobertas por pêlos com predominânica da tom fulvo intenso.
Membros
A sua cauda costuma ser cortada. sua coloração é azul-aço mais escuro e apresenta-se mais intensa na ponta da cauda. membros anteriores e posteriores devem se apresentar retos, cobertos por pêlos até a altura dos joelhos e cotovelos. as patas do yorkshire padrão são arredondadas e proporcionais ao seu tamanho, com unhas pretas.
Peso
Em exposições o peso do yorkshire não ultrapassa 3,15 quilos.

Sem comentários: