terça-feira, junho 3

A educação do cachorrinho

Algumas orientações simples e eficientes para a educação de seu cão. Vale a pena conhecê-las: Formas de Agir: Habitue o cão à sua voz e ao nome dele: fale bastante com ele nos primeiros dias que estiver com você. Ensine o nome dele e a palavra “Não”.
Como Ensinar o nome do filhote: Repita várias vezes o nome dele, ofereça “petiscos especiais para cães” e chame-o, quando ele vier, dê-lhe um pequeno pedaço, mas não faça isso sempre, quando ele vier apenas acarice-o sem dar nada para comer, para não causar desvio de comportamento.
Adicionando Comandos: Depois acrescente ao seu nome a palavra “aqui”, por exemplo: “Toby Aqui”, “ Toby Não”, “Toby Desce” e assim por diante. Procure sempre usar palavras curtas, o cão assimila com muito mais facilidade. Defina bem as proibições: Logo que o cão chegar, defina juntamente com seus familiares um código de conduta para ele.
Evite maus hábitos: Não deixe chinelos e meias perto do cão nem permita que tenha acesso a lugares onde possa roer pés da mesa, chinelos, etc..Criar hábitos indesejáveis exige que você os corrija depois.
Seja equilibrado: Uma pessoa nervosa e instável não pode exigir que o cão seja calmo e equilibrado.
Não bata: Isto prejudica a autoconfiança, o raciocínio e atenção do cão. O principio básico da educação canina é simples. Consiste em evitar que o cão adquira maus hábitos, eliminando oportunidades que o favoreçam e repreendendo-o quando erra. Ao mesmo tempo é muito importante elogiá-lo quando age corretamente; para reforçar o bom comportamento.
Como elogiar: Mostre sua satisfação e entusiasmo, usando palavras animadoras (muito bem, isso mesmo, etc) Simultaneamente faça festinhas. Faça-o imediatamente após a acção, para uma perfeita associação de idéias.
Como Repreender: Imediatamente mostre que não gostou, nunca o agrida (bater ou esfregar o focinho nas fezes) nem o ponha de castigo. Olhe-o e diga ‘NÃO’ em tom enérgico, sem gritar e deixar espaço para contestação. Passe com naturalidade, a idéia de que o lidera.Nunca brinque logo em seguida de uma repreensão.
Fazer necessidades no lugar certo:
Limpo por natureza o cão procura fazer as necessidades longe do local onde dorme e come. Antes de iniciar o condicionamento, escolha o local onde ele possa fazer as necessidades. Considere a facilidade de acesso, de limpeza... Forre-o com diversas folhas de jornal, passe uma delas para motivá-lo na urina dele, ponha-o por cima das outras. Na refeição seguinte assim que ele comeu, fique atento. Normalmente ele mostra certa inquietude, anda de lá pra cá, fareja o chão e se move em círculos, é nesta hora que você deve agir, leve-o imediatamente ao local, ponha-o em cima das folhas, quando ele fizer as necessidades, elogie-o, acariciando em seguida. A seguir troque o jornal, mantendo uma folha suja por debaixo das demais (evita a afluência de moscas), para o odor atraí-lo na próxima vez. A partir daí, nas próximas refeições (geralmente uns 20 minutos) deve-se observá-lo, se usar corretamente, elogie-o, caso contrário repreenda-o, usando o nome do cão e a palavra NÃO. No caso de ele fazer fora do jornal, recolha as fezes(sem que ele veja ) , jogue no jornal e limpe bem o chão e desodorize o local com vinagre, para eliminar o cheiro.
Roer Objetos:
Aos 4 meses (troca de dentes), ao ve-lo roendo, repreenda-o, leve-o a outro local e dê-lhe um brinquedo, agradando-o. Caso ele insista em roer compre um produto de gosto amargo ou cheiro desagradável para o cão à venda em pet shops.
Cavar Ao pegá-lo em flagrante, repreenda-o. Tire-o do local. Dê-lhe um osso ou um brinquedo, quando ele parar de roer/brincar guarde-o para que ele não queira enterrá-lo.

Sem comentários: